Três meses após ser empossado como presidente da Câmara Municipal de Itanhaém, o advogado José Renato Oliva (PSDB) faz uma análise positiva das ações parlamentares e das iniciativas voltadas à revisão das leis municipais e adequação da rotina administrativa da Prefeitura.
Ao longo desses 90 dias, o parlamentar dedicou especial atenção a temas como funcionalismo, redução de gastos na Câmara, concessão da Sabesp e unificação de taxas municipais.As funções de presidente do Legislativo ocupam boa parte do seu expediente diário, com audiências, reuniões de bancadas, compromissos sociais e articulações políticas. Isso não impediu, por outro lado, que Zé Renato apresentasse proposituras de relevante interesse da população nestes noventa dias.
Dois temas relacionados a austeridade e seriedade com os gastos públicos chamaram a atenção da população pela coragem e determinação do presidente da Câmara. No primeiro caso, decidiu pela suspensão dos pagamentos das aposentadorias e pensões dos vereadores que contribuíram com o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP).
Também se destacou a decisão de reduzir os gastos da Câmara, inclusive devolvendo um cheque ao prefeito João Carlos Forssell, para que essa economia fosse usada na compra de maquinários para as regionais dos bairros.Segundo o presidente da Câmara, outras ações como a concessão da Sabesp também foram priorizadas neste primeiro trimestre.
“Quis trazer esse assunto a público porque a população vem questionando os serviços da Sabesp há muito tempo”. Em relação aos bairros, Zé Renato explica que vem mantendo reuniões diárias com lideranças comunitárias. Em sua avaliação, a atenção aos bairros mais carentes deve pautar a atuação de um vereador. “A população quer e merece qualidade de vida”.
O presidente da Câmara cita também a preocupação com as condições de trabalho do servidor público municipal. Em cima disso, ele já se reuniu com o prefeito e com a diretoria do sindicato da categoria, apresentando propostas e colhendo informações sobre as metas para o setor em 2009. “A reposição de 5% concedida neste primeiro semestre foi o primeiro passo na meta de valorizar a categoria”, explicou, revelando sua intenção de priorizar a defesa da implantação do plano de carreira ainda neste ano.
Texto e Fotos: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário