Em entrevista sobre a corrida eleitoral para a prefeitura municipal de Itanhaém, o vereador Zé Renato comenta como está acompanhando e vendo as articulações para a sucessão do cargo de prefeito nas eleições de 2012.
1 - Quais são os pontos positivos e negativos dessa antecipação para a corrida eleitoral de 2012?
O ponto positivo é que os candidatos podem mostrar o seu trabalho, sua projeção política e o que eles têm a oferecer para a população.
Os negativos se encontram numa “briga” eleitoral desnecessária, pois as pessoas começam a achar que a eleição é briga e assim uns começam a denegrir a imagem dos outros, e eu acredito que essa não é a atitude de um político sério e comprometido.
As pessoas devem ver os prós e os contras em cima de um projeto político para Itanhaém, e dessa maneira avaliarem o melhor.
2 - Essa corrida favorece a cidade?
Acredito que sim. Na medida em que essa corrida vem mostrar os políticos que querem concorrer a esse cargo a cidade sai favorecida, com a possibilidade dos possíveis candidatos exporem realmente para as pessoas quais são as suas idéias, e para aqueles que já estão na administração pública, mostrar de fato o que é possível fazer.
3 - O quê o nosso próximo prefeito terá como desafio? E qual é a preparação necessária para enfrenta - los?
Eu vejo que essa crise que o Governo Federal falou que já passou ainda está em seu início, ainda vemos muitas notícias ruins pela mídia, as quais mostram que muitas empresas passam por dificuldades, e um exemplo claro disso são os gráficos que apontam que a arrecadação nos municípios e estados também vem caindo.
O grande desafio para superar isso é você gerar receita, gerar renda e assim possibilitar a oferta de empregos, ou seja, uma política para geração de renda e empregos.
A preparação para enfrentar isso é conhecer a administração pública, conhecer a cidade e suas características, o que ela tem de melhor e pior e o que ela pode oferecer para a sua população.
Faz-se necessário para alcançarmos isso, um político que estude formas e maneiras de ajudar a população e que realmente esteja interessado numa política pública honesta e coerente.
Todo o trabalho deve buscar conhecer os problemas municipais para saber enfrentá-los e resolve-los, não adianta o político que dá desculpas; não vou fazer porque não consigo ou mesmo os que dizem que não sabem como arrecadar dinheiro.
4 - Fale um ponto bom e um ponto ruim da atual administração?
O ponto bom continua sendo o prefeito ser arrojado, e é visível que nos últimos quatro anos essa é uma administração que trabalhou muito para Itanhaém.
Agora nesses 09 meses desse novo pleito, o ponto positivo continua sendo o setor de obras, são empreendimentos públicos grandes junto a educação, como: colégios e creches, obras que causam impacto direto entre a população.
Hoje um ponto ruim que eu vejo são alguns dos secretários, eles pararam de trabalhar, não entenderam que é uma nova administração na qual é preciso mais dedicação.
5 - Zé Renato prefeito seria sinônimo do quê?
Eu acredito que Zé Renato prefeito seria sinônimo de geração de emprego e renda, porque quando a gente vem de família tradicional da cidade, família que tem muitos parentes, é possível observar irmãos, primos entre outros, em situação de desemprego, assim vejo que a necessidade de Itanhaém é emprego, com isso eu gostaria de fazer uma grande política tributária para a geração de postos de trabalho, e esse seria o meu ponto forte, emprego e renda.
Perfil
Zé Renato é o político mais jovem de Itanhaém a ocupar a presidência da Câmara Municipal.
Advogado desde o ano 2000, é filho de Cláudio Oliva – Comerciante e Maria Conceição – Professora. Entre as atividades que desenvolveu profissionalmente estão a coordenação do IBGE na cidade, a prestação de serviços no Cartório de Registro de Imóveis Molina entre outros.
É casado com Simone Xella de Oliva, farmacêutica, filha de Rafael Xella - Cartorário escrevente e Ivone Leite Xella.
Zé Renato e Simone possuem duas filhas, uma de 5 anos e outra de 4 meses.
0 comentários:
Postar um comentário